Colégio Nossa Senhora das Mercês
Fundado em 1735 pela jovem baiana Úrsula Luísa de Monserrat, o CONVENTO NOSSA SENHORA DAS MERCÊS sempre foi dedicado à obra educativa das Ursulinas. Inicialmente, era o Educandário com alunas internas desde 24.09.1745. Posteriormente, a partir de 03.02.1897, também com externato,criou-se o COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, que se inspira nos princípios cristãos, segundo a visão de Santa Ângela Mérici e se propõe a ser “uma Comunidade Escolar animada pelo espírito evangélico de Liberdade e de Caridade, para auxiliar os adolescentes a que, no desenvolvimento de sua personalidade, também, cresçam segundo a nova criatura que se tornaram pelo Batismo”. (GE 8)

Estrutura Física

O Colégio Nossa Senhora das Mercês une tradição e modernidade a serviço da comunidade baiana, e desde 1735 tem a missão de educar para a paz. Oferece cursos desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio, assim como o Integral Mercês, para alunos a partir de 2 anos. Sua estrutura física conta com 40 salas amplas, arejadas, laboratórios equipados, quadras de esportes, áreas de lazer, parque infantil, biblioteca e muito mais.

Missão

• Educar na dimensão pessoal, espiritual e social, através da educação básica, com vistas à formação de seres humanos comprometidos com os valores cristãos, capazes de construir e transformar a realidade.

• Formar pessoas para a vivência da mensagem evangélica;
  • Propiciar o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum;
  • Preparar para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que permitam utilizar as possibilidades do meio ambiente;
  • Preservar e expandir o patrimônio cultural;
  • Tratar a todos igualmente sem distinção de cor, filosofia, política ou religião;
  • Proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania.